quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Resume das atividades da ECPAT no Brasil até Dezembro 2011

No período do pós congresso a Rede ECPAT Brasil realizou uma série de atividades de implementação a Declaração do Rio de Janeiro e Chamada para Ação para Prevenir e Eliminar a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Essas ações foram implementadas nas áreas de Formação, Sensibilização e Incidência Política, sendo estas:

Campanhas

Acreditamos na força da sensibilização e ações de prevenção para o enfrentamento a Exploração Sexual contra crianças e adolescentes e na importância da união de esforços para a informação da população. Nesse sentido citamos as seguintes ações de informação:
• A Rede ECPAT Brasil participou ativamente do processo de elaboração e execução da Campanha em alusão ao dia de Combate ao Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (Campanha 18 de maio) assinando como parceiro na Campanha nacional e do estado do Ceará e saindo como realizador da Campanha em Pernambuco e Rio de Janeiro.
• ECPAT Brasil apoiou a Campanha e enfrentamento ao Turismo Sexual “Deixe e leve boas lembranças do Nordeste” no ano de 2010.
Formações
A formação de profissionais para o atendimento a vitimas de exploração sexual perpassa pelas estratégias de ECPAT Brasil para o enfrentamento a Exploração sexual. Nesse sentido temos realizado:
• Curso de Educadores Sociais para 27 educadores que atuam nas ruas e abrigos da cidade do Rio de Janeiro.
• Palestras e oficinas em eventos locais, estaduais e nacional.
Incidência política
As entidades filiadas a Rede ECPAT Brasil tem ampla participação nos espaços em âmbito nacional, Estaduais e municipais de proteção, promoção e defesa dos direitos a crianças e adolescentes, incidindo fortemente nas políticas publicas de enfrentamento a violência sexual. Podemos citar como algumas principais ações:
• Participação em oficina para revisão do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Nessa ocasião todo o país esteve representado atualizando o plano que completou 10 anos nesse ano e formulando novas estratégias para avançar na defesa promoção e proteção de crianças e adolescentes.
• ECPAT Brasil participou da entrega do documento da Pactuação com o setor público e setor privado no Encontro Nacional em Porto Velho no dia 22 de Agosto; “O Impacto das Grandes Obras e a Violação de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Desafios para Prevenção da Violência Sexual”.
• Participação na Coordenação Colegiada do Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
• O grupo Ecpat foi parceiro na realização do LANÇAMENTO DO CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA NO TURISMO DE PERNAMBUCO realizado no dia 29 de março de 2011 e vem acompanhando o processo de disseminação do mesmo;

Participação

Acreditando que a participação de adolescentes e jovens no enfrentamento a exploração sexual é uma importante ação para a construção demmocrática de estratégias de enfrentamento que visem o real interesse das crianças e adolescentes ECPAT Brasil acredita e fortalece ações de participação citando:

• Apoio ao projeto Juventude-Ação que mobilizou adolescentes e jovens em todo território nacional para ações de comunicação e produção de conhecimentos em torno dos temas: violência sexual, direitos sexuais e participação, em 2010;
• Participação em oficina de adolescentes e jovens para avaliação e seguimento do III Congresso Mundial, em 2010;
• Participação de oficina de Disseminação de Experiências de Participação Juvenil realizada pela Universidade Nacional de Brasília em 2011.
Ações Pró Copa 2014:
O grupo Ecpat Brasil estabeleceu em seu Plano de Ação, o acompanhamento a Copa de 2014 devido às perspectivas de aumentos do risco de ESCCA em eventos que geram grandes contingentes de turista com este e considerando a imagem do Brasil, como destino de turismo sexual ou turismo com motivação sexual, participando de:
• Oficinas Pró Copa 2014 em Recife
• Participação no lançamento da Campanha Um GOL pelos direitos de crianças e adolescentes. Exploração sexual não é turismo. É crime. Disque 100 e denuncie.
• Participação em Seminário do Comitê Popular da Copa em Fortaleza
Parceiros
• Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes
• Childhood Brasil
• ECPAT USA